domingo, 9 de maio de 2010

life game.

eu, no meu instinto natural de eterno observador, às vezes encaro o mundo e as pessoas como peças. pode parecer frio no sentido cru da palavra, mas com características que já nascem dentro de mim, eu não me atrevo a brincar, muito menos a deixar de lado. peças, como as de um jogo. nesse ciclo complexo existem as peças influentes e manipuladoras, as neutras e as que sempre saem de maneira mais fácil do tabuleiro. é sobre as peças que eu falo hoje, lembrando sempre que isso tudo é só a maneira com que eu enxergo as coisas.
a vida é um tabuleiro complexo, enorme, cheio de "volte 5 casas", "avance 10 casas" e "elimine o seu adversário". é um tabuleiro tão grande e difícil, que o "você venceu" é quase impossível de alcançar. mas eu vou voltando ao que faz esse jogo funcionar: as peças.
me peguei observando a forma de agir das pessoas ontem depois de uma noite ótima com pessoas melhores ainda. e a partir daí comecei a observar o tabuleiro de forma mais ampla. olhei pra trás e vi as casas que avancei, as que voltei e as peças que foram sendo eliminadas. de acordo com minhas observações, as peças mais influentes são, teoricamente, as mais espertas. elas mal se movem, apenas esperam sua vez de agir. se utilizam das mais fracas, até que estas estejam fora do tabuleiro. após a eliminação das mesmas, um embate sangrento de egos acontece entre as maiores. mas a surpresa maior é que, no final, sempre se esquecem das peças neutras e elas acabam vencendo o jogo. as fracas se deixaram manipular pelas grandes, as grandes se atacam com seus super ego powers e as neutras assistem tudo de camarote e chegam ao fim com calma e tática.
o engraçado é que, nessa loucura de tabuleiro, eu já brinquei de ser todas as peças. já joguei como peça grande, agi pra derrota das mais fracas afim de uma batalha com as outras big stars, até que saí do tabuleiro ferido. voltei e resolvi ser peça fraca. resolvi apanhar pra alimentar o ego das mais fortes. apanhei e, mais uma vez, saí do tabuleiro. agora voltei disposto a ser peça neutra, voltei abandonando a fraqueza e o monster ego.
depois de tudo. depois de avanços e regressos, de jogos e mais jogos, de alguma sorte e algum azar, eu percebo que eu, egoistamente, desejo que os fracos sejam marionetes dos grandes e que os grandes se estapeiem até sangrar. por que eu vou observar tudo e avançar todas as casas que eu preciso sem esforço. avançando neutro. com calma e tática, vejo vocês no "você venceu".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

about me.

Minha foto
ten is for you, so who gon' get the next dozen, fool?